Siga a HBR Brasil

Harvard Business School Club of Brazil

Março 2012

Ter, 03/13/2012 - 11:23

Nesta edição

Edição - Março 2012

Carta do editor:

O desafio americano

Será que os Estados Unidos perderam sua vantagem competitiva? Será que décadas de terceirização e “downsizing” roubaram a capacidade da nação de inovar e crescer? E, se assim for, como reverter a situação?

Este mês, a HBR aborda a questão com um pacote abrangente de artigos dedicados exclusivamente ao tema. Em parceria com os colegas da Harvard Business School, pedimos a alguns dos cérebros mais originais do planeta que explicassem o desafio de competitividade que os EUA enfrentam e ajudassem a apontar um caminho a seguir.

A ideia desse especial não é encarar o país como isolado do resto do mundo. Não é mostrar triunfalismo — ou, já que estamos nisso, derrotismo. O que queremos, isso sim, é dar um panorama claro daquilo que o país está fazendo direito, de áreas em que está deixando a desejar e de medidas que poderia tomar para  recuperar sua posição competitiva. Não podemos pensar em outro tema mais importante neste ano crucial de eleições nos EUA.

Embora variado em escopo e pontos de vista, o especial é movido pela crença fundamental de que a competitividade americana não é algo bom apenas para os EUA. Inovações americanas podem impulsionar o crescimento mundial — e uma nação americana rica continuará a comprar do resto do mundo. Além disso, as lições que aprendemos sobre a competição são aplicáveis a indústrias e nações em toda parte.

Muitas das ideias nesta edição foram originalmente apresentadas em novembro passado num simpósio organizado por Michael Porter e Jan Rivkin, professores da HBS. O evento atraiu alguns dos maiores dirigentes empresariais do país — incluindo Jamie Dimon (JPMorgan Chase), Virginia Rometty (IBM) e Michael Lynton (Sony Pictures Entertainment) — e deflagrou o que, esperamos, venha a ser um animado debate nacional sobre o que significa, para uma nação, ser competitiva no século 21.

 

Adi Ignatius, editor-chefe

De corpo e alma

James Patterson

por:
  • Alison Beard

Globo

Derrubando mitos sobre a política comercial dos EUA

por:
  • Robert Z. Lawrence e Lawrence Edwards

CEOs

Os CEOs de melhor desempenho da América Latina

por:
  • Fernando Fragueiro, Herminia Ibarra, Morten Hansen e Urs Peyer

Como recuperar a competitividade Americana

Como corrigir os desvios da politica americana

por:
  • David A. Moss

Como recuperar a competitividade Americana

Política macroeconômica e competitividade americana

por:
  • Richard H.K. Vietor e Matthew Weinzierl

Como recuperar a competitividade Americana

Estados unidos precisam mesmo da indústria?

por:
  • Gary P. Pisano e Willy C. Shih

Como recuperar a competitividade Americana

Por que escolher os estados unidos

por:

Como recuperar a competitividade Americana

Um alerta de multinacionais

por:

Como recuperar a competitividade Americana

Um pacto de emprego para o futuro dos EUA

por:
  • Thomas A. Kochan

Como recuperar a competitividade Americana

O desafio à espreita da competitividade americana

por:
  • Michael E. Porter e Jan W. Rivkin

Como recuperar a competitividade Americana

Por que a competitividade americana é importante para todos nós

por:
  • Nitin Nohria

Como fizemos

Presidente da GE diz como promover o ressurgimento da indústria americana

por:
  • Jeffrey R. Immelt

Coluna Xu

A competitividade dos EUA e o desafio chinês

por:
  • Xu Xiaonian

Coluna Bowles

O perigo de não fazer nada

por:
  • Erskine Bowles