Siga a HBR Brasil

Harvard Business School Club of Brazil

Abril 2012

Qua, 04/04/2012 - 11:13

Nesta edição

Edição - Abril 2012

Carta do editor:

Carta editor

 

Você também pode ser um Steve Jobs

 

Há coisa de semanas, Walter Isaacson, autor da aclamada biografia de Steve Jobs lançada no ano passado, quis saber se podia escrever sobre Jobs uma vez mais — no caso, para a Harvard Business Review. A morte de Jobs, em outubro de 2011, foi seguida de uma leva de artigos de opinião e reportagens sobre o significado da vida e da obra do cabeça da Apple. Na opinião de Isaacson, boa parte dessa análise errou o alvo. É por isso que, em um ensaio contundente nesta edição, Isaacson descreve o que, a seu ver, são as verdadeiras lições de liderança da trajetória de Steve Jobs.

 

Eis a principal, que muita gente foi incapaz de entender: não é preciso ser uma aberração para ser como Jobs. Não é preciso ser um gênio ou, já que estamos aí, um babaca. O sucesso de Jobs não foi algo sobre-humano. Qualquer um pode aprender algo com as lições deixadas por ele.

 

Em um trecho revelador, Isaacson conta que certa vez perguntou a Jobs o que, na opinião dele, era sua criação mais importante. A resposta não foi o iPad ou o Mac, mas sim ter transformado a Apple em uma empresa duradoura. “E como conseguiu?”, pergunta Isaacson. “Daqui a um século, escolas de negócios ainda estarão às voltas com esta pergunta.” Meu palpite é que vão buscar a resposta basicamente nos textos de Walter Isaacson, que teve acesso sem precedentes a Jobs e a seu mundo.

 

Adi Ignatius, editor-chefe

 

Radar

Bons dados não garantem boas decisões

por:
  • Shvetank Shah

Coluna Pfeffer

Dá para administrar sem destruir a saúde dos outros?

por:
  • Jeffrey Pfeffer

A grande ideia

Salvar o planeta: um desafio, duas estratégias

por:
  • Roger L. Martin

Foco HBR

A nova ciência da formação de grandes equipes

por:
  • Alex Pentland

Foco HBR

Uma equipe instantanea

por:
  • Amy C. Edmondson

Foco HBR

Seu melhor trabalho, na hora em que mais importa

por:
  • Heidi K. Gardner

Capa

As verdadeiras lições de liderança de Steve Jobs

por:
  • Walter Isaacson

Especial - Branding

Como a cidadania corporativa pode fortalecer sua marca

por:
  • Alejandro Pinedo
  • Daniella Giavina-Bianchi

Especial - Branding

Como mudar uma marca

por:
  • Léa De Luca

Especial - Branding

Seis práticas vitoriosas de branding

por:
  • Romulo Pinheiro

Globo

Uma cartilha da inovação reversa

por:
  • Vijay Govindarajan

Gestão Pessoal

Prepare-se para sua próxima missão

por:
  • Katie Smith Milway

De corpo e alma

Experiência

por:
  • Brook Larmer