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Você é míope?

Escrito por:
  • Marcelo Nakagawa
terça-feira, 28 fevereiro, 2012 - 15:21

 

Por mais incrível que pareça, em pleno século 21, muitos empresários não sabem em que negócio atuam. Isto vale para as grandes organizações e muito mais para empreendedores de negócios de pequeno porte. Por esta razão, o artigo Miopia de Marketing, escrito por Theodore Levitt e publicado pela Harvard Business Review em sua edição de Julho-Agosto de 1960, um clássico da literatura de negócios, ainda continua atual.

 

 

Mais de 50 anos depois, muitos empresários, executivos e empreendedores continuam míopes. Será que você é um deles? Teste seu nível de miopia:

 

Qual é o negócio destas organizações brasileiras?

 

•          CacauShow:               ____________________________________

•          Natura:                       ____________________________________

•          Bematech:                  ____________________________________

•          Localiza Rent a Car: ____________________________________

 

Se respondeu chocolates, cosméticos, automação comercial e aluguel de veículos, seu nível de miopia é alto.

 

Em 1960, Theodore Levitt, professor da Universidade de Harvard, se perguntava por que as empresas ferroviárias e as cinematográficas, que eram ícones da economia americana, tinham perdido tanto terreno – muitas, inclusive, desapareceram. A resposta, um tanto quanto óbvia, era que as empresas ferroviárias se enxergavam no negócio de ferrovias e as cinematográficas, no negócio de cinema. E não no mercado de transportes e entretenimento, respectivamente.

 

Quando Alexandre Tadeu da Costa fundou a CacauShow em 1998, ele até vendia chocolates. Mais precisamente ovos de chocolate, seu primeiro produto. Mas depois de alguns anos, o logotipo da empresa passou a trazer a mensagem “Qualidade sempre presente”, que depois foi alterada para “Aqui é fácil fazer alguém feliz”. Sabiamente, Alexandre posicionou a empresa no negócio de presentes, que é muito maior que o de chocolates. Todos nós, em algum momento do ano, precisamos dar um presente ou uma lembrancinha para alguém.

 

Desde 1969, Luis Seabra tinha um sonho: aumentar a autoestima das mulheres por meio dos seus tratamentos cosméticos. Para isto fundou a Natura. Em 1989, a empresa fez um pequeno ajuste no negócio em que atuava: de autoestima, passou a atuar no negócio de bem estar/estar bem.

Quando os jovens Marcel Malczewski e Wolney Betiol juntaram suas dissertações de mestrado em engenharia em 1990 para criar a Bematech, não imaginavam que sua startup seria a líder em automação comercial. Mas só chegaram lá porque acreditaram que estavam – e ainda estão – no negócio de tornar o comércio mais eficiente.

 

Em 1973, no auge da crise do petróleo, Salim Mattar sabia que só teria sucesso se oferecesse mais do que aluguel de carros. Para isto pensou em diversas facilidades, inclusive atendimento 24 horas, sete dias por semana, mesmo que tivesse que dormir na loja. Desde então, o negócio da Localiza tem sido contribuir para o sucesso dos negócios e lazer dos clientes com eficiência.

 

Empresários míopes acham que estão no negócio do produto em si. Alguém que abre uma doceria acha que vende doces. Empreendedores visionários acreditam que estão no negócio do benefício do produto e vislumbram um horizonte muito mais amplo, inspirador e desafiador. Neste caso, a doceria estaria no negócio de comercializar momentos de prazer e alegria (é claro que por meio dos doces). Qual doceria tornaria a sua vida mais doce?  

 

 

Marcelo Nakagawa é professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper

 

NOTA DA REDAÇÂO: Os textos postados no Blog da HBR Brasil são escritos por autores independentes e não expressam, necessariamente, a opinião da revista e seus editores.

Comentários

Mostrando 6 comentários

Anônimo Qua, 04/18/2012 - 10:51

Hoje Faço parte do corpo de gerentes da Total Fleet empresa do grupo Localiza, e realmente a visão inovadora do presidente reflete diretamente no crescimento da companhia !

Rodrigo César

Anônimo dom, 03/18/2012 - 01:50

Querida Valentina,Fiquei muito feliz ao descobrir o teu blog atrave9s do Bistrf4 Carioca. As tuas rateices se3o f3timas e sempre de3o certo. Uma coisa que muito aprecio e9 o detalhamento com que tu as apresentada. Gostaria muito que tu escrevesses alguma receita de doguinho (cachorrinho quente), daqueles macios, mas ne3o muito macios. Enfim, a melhor receita que conheceres. Abrae7o e muito obrigado.Denise

Anônimo Qua, 03/14/2012 - 22:56

Gostei muito da visão. Thanks for sharing!

Anônimo Ter, 03/06/2012 - 16:06

Olá Marcelo,

De fato, por trás de cada produto ou serviço de sucesso sempre existem valores implícitos , que fidelizam o cliente. Normalmente, são vantagens subjetivas. Veja o caso do cartão de milhagem aérea, que além de concferir descontos nas passagens e prioridades de embarque, também concede status diferenciado aos seus usuários.

Antonio Fernando Degobbi
Mestrando Faccamp

Anônimo Ter, 02/28/2012 - 20:24

Na sua opinião, quais seriam outros exemplos de empresas (no Brasil e no mundo) que são/foram visionárias? O que podemos aprender com estes exemplos?
Marcelo Nakagawa

Anônimo Ter, 02/28/2012 - 18:15

Parabéns mestre!!
Como sempre um excelente artigo.

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